Gestora da Vigilância em Saúde reforça orientações para vacinação contra o sarampo
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 29/08/2019
A médica infectologista e professora de Medicina Priscila Helena dos Santos, gestora da Vigilância em Saúde de Sorocaba, falou hoje (29) no Jornal da Cruzeiro sobre a vacinação contra o sarampo, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba (UBSs), diante do surto da doença.
Ela explicou que os casos de sarampo já vem crescendo há algum tempo na Europa, Ásia e África e com a circulação do vírus no mundo e diante da cultura da anti-vacina e o número alto de viagens pelos países.
No estado de São Paulo o sarampo foi reintroduzido quando um navio de turismo chegou ao Porto de Santos com a tripulação contaminada pelo vírus.
Ontem (28), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou a primeira morte pela doença em São Paulo, e a situação preocupa e gera dúvidas nas pessoas.
Muitas pessoas também deixaram de vacinar seus filhos por causa das fake news de que a imunização poderia causar prejuízos à saúde e até causar o autismo.
Ela explicou que nos últimos 20 anos a doença ficou controlada, com poucos casos registrados no estado.
Por outro lado, a cobertura vacinal tem ficado cada vez menor pela falta dos pais irem aos postos procurar as doses e imunizar seus filhos.
Ouça a entrevista!