Prevenção do Suicídio: Seconci tem equipe para tratar a saúde mental do trabalhador
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/09/2019
Hoje, dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e o tema foi tratado no quadro “Mãos à obra” com a participação, no Jornal da Cruzeiro, da psicóloga da Regional Sorocaba do Seconci-SP, Kelly Cristina Pedroso Silva, e da gerente da Regional Sorocaba do Seconci-SP,,Ester Gonçalves.
A data foi instituída por uma iniciativa da Associação Internacional para Prevenção do Suicídio e propõe a uma atenção especial ao bem-estar e a saúde mental.
No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e no mundo é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente.
Na construção civil paulista já foram registrados casos de suicídio entre trabalhadores na área e o primeiro passo para evitar o suicídio é ver a depressão como uma doença que pode e precisa ser tratada. É preciso criar um ambiente de confiança para o paciente se sentir à vontade para falar o que sente e encorajá-lo a busca por ajuda adequada de uma equipe multidisciplinar.
A gerente da Regional Sorocaba do Seconci-SP, Ester Gonçalves, lembra que a entidade tem uma equipe de profissionais da saúde para apoiar o trabalhador e seus familiares que passam pela depressão, que pode ser o primeiro passo para o suicídio.
Já a cuidado com a saúde mental, segundo a psicóloga Kelly, é essencial para manter a qualidade de vida do trabalhador e o Seconci-SP trabalha multiplicar a informação por meio de orientação, apoio e compreensão, ações que salvam vidas.
Ouça a entrevista!