Sorocaba confirma mais 2 diagnósticos e casos de sarampo sobem para 26
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/09/2019
Sorocaba registrou dois casos de sarampo no período de uma semana. A informação foi divulgada nesta terça-feira (10) pela Secretaria Municipal da Saúde.
Com os novos dados, Sorocaba chegou a 26 casos de sarampo confirmados em 2019. O primeiro foi confirmado em 24 de maio pela Vigilância em Saúde.
Prevenção
A vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) está disponível nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As crianças entre seis e 11 meses de idade devem ser vacinadas.
Após completarem um ano, essas mesmas crianças precisarão ser imunizar novamente com a vacina SCR. E, aos 15 meses, deverá ser feita a vacinação da Tetraviral (SCR-Varicela). O intervalo mínimo entre a vacina SCR aplicada nos menores de um ano de idade e a dose da vacina SCR aplicada a partir de 12 meses deverá ser de 30 dias.
Além desse público, o esquema vacinal contempla pessoas entre 1 e 29 anos de idade (duas doses com intervalo mínimo de 30 dias). Abrange ainda pessoas entre 30 e 59 anos de idade (uma dose).
Cidadãos com 60 anos ou mais não precisam ser vacinados, pois essas pessoas já podem ter entrado em contato com o vírus. Por isso, estão imunes ao sarampo.
Os indivíduos que não tiverem como comprovar que receberam vacinas recomendadas conforme calendário de vacinação deverão comparecer às UBSs. Deverá ser feita a atualização de todas as vacinas, inclusive a de sarampo.
Para consultar o endereço e o horário de funcionamento dessas unidades, basta acessar o link.
Com informações da Secom Sorocaba e Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos