Detran.SP fará simulação de resgate em Sorocaba no sábado (21)
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/09/2019
O resgate de vítimas presas em ferragens em acidentes de trânsito é uma operação complexa, que exige preparo técnico, equipamentos modernos e trabalho coletivo dos bombeiros. Tudo isso visando minimizar os abalos emocionais e traumas físicos provocados por um grave acidente.
Essa operação delicada será simulada no próximo sábado (21), às 10h, em frente ao Shopping Iguatemi Esplanada, em Sorocaba.
A simulação é uma ação conjunta entre o Detran-SP e o Corpo de Bombeiros com objetivo de sensibilizar o público na Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o país.
Durante 40 minutos, bombeiros do 15° Grupamento – Pelotão Santa Rosália utilizarão equipamentos cortantes para retirar uma vítima cenográfica de um carro. Toda a ação poderá ser acompanhada pelo público que costuma visitar o local.
Outras simulações de resgate ocorrerão durante a Semana Nacional de Trânsito na Capital e em cidades do Interior de São Paulo.
Haverá simulações em locais como o Parque da Juventude, em São Paulo; o Centro de Guarulhos; o Largo do Rosário, em Campinas; a Praça Rui Barbosa, em São José do Rio Preto; a Praça 9 de Julho, em Presidente Prudente; a avenida Independência, em Piracicaba; a Esplanada do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto; a Praça Saturnino de Brito, em Marília; o Largo do São João, em Avaré; o Passeio da Matriz, em Penápolis; entre outras cidades.
O salvamento veicular é o procedimento usado para localizar, acessar, estabilizar e transportar uma vítima presa no interior de um veículo, usando técnicas de desencarceramento e extração veicular.
Durante as simulações, o Detran-SP vai distribuir material educativo e realizar abordagens com foco na conscientização da população.
Sobre a Semana Nacional de Trânsito
Um dos objetivos é mostrar que o trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, convocando-as para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar de uma vez por todas a atitude.
Com informações do Detran-SP
Edição – Alessandra Santos