Secretário diz que Operação Dignidade não resolveu a situação dos moradores de rua
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/09/2019
O Secretário Municipal de Igualdade e Assistência Social, Paulo Henrique Soranz, disse hoje (20) no Jornal da Cruzeiro que a Operação Dignidade que era realizada pela pasta com a ajuda de outras secretarias não diminuiu o número de moradores de rua.
A ação abordava as pessoas em vários pontos da cidade, mas o secretário afirma que a atividade só maquiou a situação e não resolveu a problemática.
Segundo Soranz, a situação precisa ser vista de acordo com cada perfil do morador de rua e que o trabalho com mais resultado tem que ser feito a médio e longo prazo.
O secretário citou que hoje cerca de 830 pessoas que vivem nas ruas de Sorocaba, a maioria é homem e pelo menos 240 estão nesta situação por desemprego e muitas vem de outras cidades para buscar um emprego, e como não tem sucesso ficam morando nas ruas.
Ele citou o trabalho feito pelo Centro Pop que já recuperou 48 pessoas com a reaproximação delas com as famílias. Outras conseguiram um emprego e uma outra parcela conquistou o benefício assistencial da INSS.
O secretário ainda falou sobre os projetos da pasta para melhorar o atendimento de saúde aos moradores de rua, a instituição de uma casa de passagem para este público ter contato com a rotina de uma vida mais regrada, e a proposta de reunir famílias interessadas na guarda provisória de crianças e adolescentes.
Ouça!