Operação contra furto de energia é realizada em comércios de Sorocaba e 6 cidades da região
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/10/2019
A CPFL Piratininga realiza nesta quarta-feira (09) uma operação de combate a fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”, em 13 cidades de sua área de atuação.
Em parceria com a Polícia Civil, a empresa inspecionará, até o final do dia, 20 unidades consumidoras que pertencem a uma grande rede de comercialização de salgados e alimentos.
Os pontos estão localizados em Boituva, Campo Limpo Paulista, Ibiúna, Itu, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Mairinque, Salto, São Roque, Sorocaba, Várzea Paulista e Vinhedo.
Essas operações de inspeção têm como objetivo coibir a prática ilegal, que causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, pioram a qualidade do fornecimento de energia e colocam em risco a vida da população.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas as fraudes, no momento das revisões tarifárias.
As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.
Segundo a empresa, outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento, além de ser um risco a vida de quem comete a fraude e da população em geral.
Com informações da CPFL Piratininga
Edição – Alessandra Santos