Prefeitura embarga novo acesso à Marginal por falha na execução da obra

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/10/2019

A Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), da Prefeitura de Sorocaba, embargou a obra de implantação do novo acesso da avenida Pereira da Silva à pista sentido bairro da avenida Dom Aguirre.
O embargo – que é uma determinação para que os trabalhos sejam paralisados – aconteceu por conta de a empreiteira contratada para executar a obra não ter atendido aquilo que está previsto no memorial descritivo quanto à implantação do pavimento, conforme previsto pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
A obra de construção desse novo dispositivo está sendo executada pela RMS Locações e Serviços, num processo de mitigação da rede Barbosa Supermercados, portanto, sem custos para a Prefeitura de Sorocaba.
De acordo com o descrito na notificação encaminhada pela Serpo à empresa RMS, os fiscais da Secretaria verificaram que a massa asfáltica aplicada quinta-feira no novo traçado do acesso foi espalhada “manualmente com rastelo, com auxílio de uma retroescavadeira e compactado apenas com um rolo chapa liso pequeno”. Pelo memorial descritivo da obra, a massa asfáltica deveria ser espalhada com “vibro acabadora e compactada com rolo pneus e rolo chapa”.
A Serpo explica que, por se tratar de um local por onde passará tráfego pesado, é necessário que o trabalho de aplicação da massa asfáltica seja feito obedecendo às recomendações dos órgãos reguladores, como a ABNT e DNIT. Após o embargo da obra – que não teve qualquer movimentação nesta quinta-feira (17) – a Secretaria – que é a responsável pela fiscalização do serviço – manteve contatos com representantes do Barbosa Supermercados (responsável pela contratação da empreiteira RMS) para que fossem adotadas as medidas necessárias para que os trabalhos fossem executados exatamente conforme o previsto no memorial descritivo da obra. O comprometimento da estrutura, se constatado, é feito a evacuação.
A previsão de retomada da obra é a próxima terça-feira (22). A empresa contratante disse que disponibilizará os equipamentos previstos em contrato.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo