Eleitores de 17 cidades da região tem até quinta-feira para cadastrar digitais

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 17/12/2019

Nesta quinta-feira (19) é o último dia do cadastramento biométrico obrigatório em 319 cidades. Outros 160 municípios já tiveram o prazo encerrado em novembro.
Na região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a biometria é obrigatória em 17 cidades e nestas localidades o prazo também vai até esta quinta-feira.
Os municípios são os seguintes: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Boituva, Capão Bonito, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, São Roque, Sarapuí e Tapiraí.
Quem não fizer cadastrar as digitais terá o título cancelado e não poderá exercer o direito ao voto nas eleições municipais do ano que vem.
Para o cadastramento, o eleitor deve levar aos cartórios um documento oficial original de identificação, comprovante de residência recente e o título de eleitor, caso o tenha.
Segundo o TRE, o procedimento, que envolve a coleta das impressões digitais, fotografia, atualização dos dados cadastrais e assinatura digitalizada, é simples e rápido, levando em média 10 minutos.
Dados até agora
Na reta final para o cadastramento biométrico em 319 municípios, a Justiça Eleitoral paulista alcançou nesta segunda-feira (16) a marca de 7 milhões de biometrias realizadas desde o início do ano.
Com esse resultado, o número de eleitores com as digitais coletadas no Estado chega a 66%, o que representa quase 22 milhões de votantes.
A meta estabelecida para o ano de 2019 pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) foi de cadastrar a biometria de 7 milhões e meio de pessoas.
Para o cumprimento da meta, o cadastramento tornou-se obrigatório desde o mês de fevereiro deste ano em 479 municípios.
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TRE-SP)
Edição – Alessandra Santos
 


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo