Veterinária orienta como cuidar dos cães que sofrem com os fogos de artifício
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/12/2019
A veterinária Fernanda Rodrigues, da clínica veterinária Santana, em Sorocaba, participou do Jornal da Cruzeiro desta sexta-feira (27) e falou sobre os problemas causados aos animais domésticos nesta época em que há mais ruídos por causa dos fogos de artifício e deu dicas para ajudar o animal, em especial o cão, a se sentir mais protegido.
Ela explicou que a audição dos cães é quatro vezes maior do que a do ser humano e eles sofrem mais com os ruídos agudos que são imperceptíveis para os homens são insuportáveis para os cachorros.
Mas, a intensidade das reações também varia de acordo com cada personalidade do animal, alguns tem mais medo do barulho e outros conseguem passar este período de fim de ano com mais tranquilidade. A veterinária explicou que os animais não entendem de onde vem o barulho e por isso ficam desesperados em muitos casos.
A entrevistada deu uma dica que pode amenizar o desespero do cachorro aos ruídos dos rojões. O dono pode colocar faixas no corpo do animal, como se ele se sentisse abraçado para ficar mais seguro. Outra opção é colocar algodão nas orelhas para que o ruído fique mais abafado.
A veterinária Fernanda Rodrigues também comentou o caso registrado em São Paulo na quarta-feira (25), quando um menino de 10 anos foi morto após ser atacado por cães.
A especialista explicou que muitas pessoas criam o cachorro de forma errada, para serem ainda mais ferozes e prontos para o ataque. Inclusive, é comum que muitos animais sejam treinados para isso e sofrem maus-tratos e passam fome.
Ouça a entrevista!