Oncologista orienta proteção ao sol durante o ano todo para prevenir câncer de pele
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 06/01/2020
O médico oncologista Carlos Eduardo Ribeiro de Moura falou nesta segunda-feira (06) no Jornal da Cruzeiro sobre a prevenção ao câncer de pele.
O especialista é diretor do Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS) e membro titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Ele explicou que as pessoas precisam ter mais o hábito de proteger a pele durante o ano todo e não apenas no verão e nas férias.
O câncer de pele hoje corresponde a 33% de todos os diagnósticos no Brasil e quanto mais a pessoa se protege, com roupas bonés e o protetor solar, o risco de ter as lesões diminui. Tomar muito sol sem proteção ao longo dos anos cria um efeito cumulativo que pode gerar o câncer.
O médico detalhou como funciona o fator de proteção ao sol nos protetores e que o uso destas substâncias deveria ser uma política de saúde, com programas de distribuição gratuita para a população mais suscetível ao sol.
Ele ainda explicou quais são as pintas ou manchas na pele que devem gerar um alerta para as pessoas procurarem um dermatologista.
O oncologista também comentou sobre o funcionamento do novo aparelho de radioterapia na Santa Casa e o outro equipamento que está sendo instalado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), que vão beneficiar não só os moradores da cidade e da região que precisavam se deslocar para outras cidades, como Guarulhos, para efetivar o tratamento contra o câncer.
Ouça a entrevista!