Ministério da Saúde alerta sobre avanço da febre amarela; Sorocaba tem duas suspeitas

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/01/2020

O Ministério da Saúde emitiu um alerta aos estados do Sul e Sudeste sobre a possibilidade de aumento de casos da febre amarela e orienta sobre a vacinação contra a doença.
De acordo com a pasta, já houve a confirmação da morte de  38 macacos nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina que testaram positivo para a febre amarela. No total, 1.087 notificações de mortes suspeitas de macacos foram registradas no país.
Os dados são do último boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde, que apresenta o monitoramento da doença de julho de 2019 a 8 de janeiro deste ano.
O alerta se dá porque as regiões Sul e Sudeste possuem grande contingente populacional e baixo número de pessoas vacinadas, o que contribui diretamente para os casos da doença.
O público-alvo para vacinação são pessoas a partir de nove meses de vida e 59 anos de idade que não tenham comprovação de vacinação. Em 2020, as crianças passaram a ter um reforço aos quatro anos de idade.
Em Sorocaba, há dois casos suspeitos de febre amarela, segundo informação divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde nesta quarta-feira (15).
Um caso suspeito é de um homem de 52 anos, que mora no bairro Vila Carvalho, na zona norte da cidade. Ele está internado em um hospital em São Paulo.
Já o outro caso suspeito é uma mulher, de 45 anos, que reside no bairro do Éden.
As duas notificações estão aguardando os resultados dos exames e a Secretaria Municipal da Saúde lembra que as doses da vacina contra a doença estão disponíveis nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Com informações do Ministério da Saúde e Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo