Delegado fala de ações para identificar autores de vandalismo no Vitória Régia
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/01/2020
O delegado titular do 8.º Distrito Policial (DP), Acácio Aparecido Leite, explicou hoje (21) no Jornal da Cruzeiro sobre a investigação que já foi iniciada para identificar os autores dos incêndios em dois ônibus, dois veículos do Saae e um carro de uma empresa terceirizada da autarquia no último domingo (19). A delegacia é a responsável por investigar os crimes praticados na Zona Norte de Sorocaba.
Ele afirmou que espera ter uma parceria com a comunidade para receber as denúncias, que podem ser encaminhadas pelo novo canal da Polícia Civil que foi lançado nesta segunda-feira (20), o WhatsApp: (15) 99805-1751.
O delegado explicou que já tem indícios de quem seria o homem que gravou um vídeo dizendo que era de uma facção criminosa e assumia a autoria o incêndio aos veículos do Saae.
Novos protestos
O titular do 8.º DP recebeu a informação que na noite desta segunda-feira (20) era previsto mais uma manifestação no bairro Vitória Régia, mas não houve adesão para o novo protesto.
O delegado afirmou que as manifestações que destroem o patrimônio público são consideradas crimes.
Os atos criminosos no domingo teriam sido motivados, segundo o delegado, pela morte de um jovem de 18 anos, cujo corpo foi encontrado no rio Sorocaba na manhã do dia 19. Algumas pessoas atribuíram o fato à uma abordagem da GCM (Guarda Civil Municipal) que teria sido feita na sexta-feira (17).
Acácio Leite esclareceu que a investigação sobre a causa da morte do jovem é realizada pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e que o 8.º DP é o responsável por apurar a autoria do vandalismo contra os veículos públicos.
Ele ainda destacou que em todo ano de 2019 coordenou reuniões com as comunidades de bairros da Zona Norte de Sorocaba para auxiliar os moradores na questão da segurança e que o encontro já foi realizado no Vitória Régia, mas pode ser feito mais uma vez se os moradores quiserem.
Outros ataques
Outra preocupação sobre possíveis novos ataques foi revelada pelo delegado na entrevista: a diretoria do Consórcio BRT Sorocaba está preocupada com as obras que realiza na Avenida Itavuvu, nas proximidades do bairro, porque circulou uma notícia de que a estrutura que está sendo montada no sistema de ônibus rápido seria a próxima a ser “atacada” pelos vândalos.
Motoristas de aplicativo
O delegado Acácio Leite comentou sobre a prisão feita na semana passada de uma dupla que estava roubando motoristas de aplicativos em Sorocaba e deu dicas de segurança à categoria.
Ouça a entrevista!