Coordenador da Defesa Civil orienta sobre como agir durante uma chuva forte

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 29/01/2020

O coordenador da Defesa Civil da Prefeitura de Sorocaba, Alexandre Lima, participou do Jornal da Cruzeiro desta quarta-feira (29) para falar sobre as chuvas, áreas de risco na cidade, ações preventivas da Defesa Civil, pontos de alagamentos, entre outras ações voltadas para a proteção da população
Se houver chuva de 60 mm ou mais em 72 horas, as equipes da Defesa Civil são acionadas para verificarem de perto os locais considerados críticos para alagamentos ou outros problemas relacionados às chuvas, que são as áreas de risco da cidade.
Alexandre Lima explicou que as câmeras de videomonitoramento já estão apontadas para a régua de medição do rio Sorocaba para que os agentes possa verificar se o nível está subindo com a chuva forte.
O órgão recebe três informativos por dia da Defesa Civil Estadual sobre as condições metereológicas e previsões para Sorocaba.
No Plano Verão, os agentes tem escala de 24 horas para atender às ocorrências geradas com as chuvas fortes e rajadas de vento, que podem provocar alagamentos e queda de árvores.

O coordenador da Defesa Civil da Prefeitura de Sorocaba, Alexandre Lima, explicou sobre as ações planejadas pelo órgão para os dias de chuva forte


O coordenador da Defesa Civil Municipal também deu orientações de segurança para as pessoas que encontram situações de risco em pontos de alagamento, principalmente se estiverem dentro de carros.
Em casos críticos, a pessoa deve ligar para o número 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros.
O entrevistado ainda explicou sobre os riscos de queda de árvores depois das tempestades e o papel da Defesa Civil nestes casos.
Ouça a entrevista!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo