Epidemia de dengue é decretada em Sorocaba com o aumento dos casos
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 03/02/2020
A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na manhã desta segunda-feira (03) que a cidade de Sorocaba está novamente em uma epidemia de dengue.
O município tem 104 casos confirmados, sendo 76 autóctones e 25 importados, com 802 notificações até a última sexta-feira (31), podendo haver mais diagnósticos positivos que ainda estão passando por exames.
A coletiva de imprensa sobre o assunto foi realizada na manhã de hoje no Salão de Vidro do Paço Municipal com a presença do secretário de Saúde, Ademir Watanabe, a médica infectologista Priscila Helena dos Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e a veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde de Sorocaba, Thais Buti.
Segundo a SES, o cenário é bastante preocupante por conta do aumento de casos de dengue na cidade, que está bastante elevado já no primeiro mês de 2020. Além disso, outra preocupação é a circulação do sorotipo 2 da doença, que é mais perigoso e está em circulação em Sorocaba.
Por conta disso, a SES pede a colaboração de todos os moradores da cidade no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Se cada pessoa realizar limpeza semanal de sua casa, eliminando possíveis criadouros de dengue, iremos reduzir o número de pessoas com a doença”, aponta a SES.
Conforme a pasta, todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito, acompanhada de dores no corpo e dor de cabeça a procurarem imediatamente atendimento médico. “Havendo a suspeita de dengue o paciente deverá permanecer afastado de suas atividades laborais e escolares até ser descartado a suspeita, por exame específico, ou até sua recuperação.
Bairros
De acordo com a SES, os bairros com maior ocorrência de casos de dengue estes estão localizados nas áreas de abrangência das UBSs do Jardim Rodrigo, Vila Hortência e Jardim Simus. No entanto, conforme a pasta, todas as áreas da cidade apresentaram casos positivos da doença em 2020.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos