Mais de 9 mil pessoas compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba, neste sábado (15), no “Dia D” de combate ao sarampo. De acordo com a Secretaria de Saúde (Ses), deste total, 3.425 pessoas foram imunizadas, sendo 435 delas contra o sarampo; 1.368 foram vacinadas contra a febre amarela e os 1.682 receberam outros tipos de vacina que estavam atrasadas (alguns acabaram recebendo mais de uma vacina). Os demais não precisaram ser vacinados, pois estavam com a carteirinha em dia.
Devido à grande procura, algumas das dezessete UBSs que funcionaram neste sábado precisaram fechar os portões um pouco antes das 17h. A medida foi tomada para que as diversas pessoas que já se encontravam no interior das unidades pudessem ser avaliadas e imunizadas de acordo com a situação vacinal. Essa situação foi registrada nas UBSs do Éden, Jardim Rodrigo, Vitória Régia e Parque São Bento.
Quem não conseguiu ser vacinado pode procurar as unidades de saúde até o final deste mês de fevereiro.
A Secretaria da Saúde ressalta que, embora a prioridade seja vacinar de crianças a partir de 5 anos a adolescentes até 19 anos (dezenove anos, 11 meses e 29 dias), toda a população a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960, que não tenha comparecido no “Dia D” deve procurar uma das UBSs para verificar a situação da sua carteirinha de vacina e receber as doses que ainda não foram aplicadas.
A campanha de imunização com a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba teve início na última segunda-feira (10) e segue até 13 de março.
Até o momento, Sorocaba registrou três casos confirmados de sarampo. Em 2019, foram 76 casos confirmados. Durante o período da campanha também estará disponível a vacina contra a febre amarela para toda a população a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal.
Quem não conseguiu comparecer, pode consultar o endereço e o horário de funcionamento das UBSs através do link – https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos