Manga sugere aumento de 14% aos servidores do Saae e emenda causa polêmica; ouça!

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 18/02/2020

O vereador Rodrigo Manga (DEM) explicou hoje (18) no Jornal da Cruzeiro sobre uma emenda que vai apresentar na sessão extraordinária desta terça-feira que votará o projeto de reajuste salarial de 4,31% para os servidores municipais, enviado pela prefeita Jaqueline Coutinho à Câmara Municipal.
Manga sugere que os funcionários operacionais do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) tenham um aumento maior em seus salários por considerar que realizam atividades perigosas e ganham até dois salários mínimos. Para esta categoria, o aumento proposto pelo vereador é de 13,98%, para valorizar o funcionários e corrigir a defasagem salarial.
Ele afirmou que a emenda seria discutida com a direção do Saae nesta tarde, mas a reunião foi desmarcada por causa da votação do projeto na Câmara.
A ideia do vereador causou polêmica. A vereadora Iara Bernardi (PT) ligou para a redação da Cruzeiro FM e em mensagem gravada afirmou que a iniciativa de conceder um aumento maior aos servidores do Saae só pode ser feita pela iniciativa da prefeita e não por uma emenda do vereador.
Já o vereador José Francisco Martinez (PSDB), líder da prefeita Jaqueline Coutinho no Legislativo, também entrou em contato com a Cruzeiro FM durante a entrevista e disse que o projeto enviado pela Prefeitura ao Legislativo é um acordo feito com o Sindicato dos Servidores e qualquer índice de reajuste maior em relação ao que foi calculado inicialmente provocaria um impacto financeiro não previsto pela administração municipal.

O vereador Rodrigo Manga (DEM) participou do Jornal da Cruzeiro desta terça-feira (18)


Ainda na entrevista, o diretor-geral do Saae, Mauri Pongitor, participou, ao vivo por telefone, e disse que reajuste salarial dos funcionários da autarquia é atrelado ao aumento que será concedido a todos os servidores municipais e que a emenda do vereador Manga que prevê quase 14% de aumento aos funcionários do Saae não tem previsão orçamentária e ainda não há um estudo realizado. Por isso, Pongitor aguarda a análise dos vereadores sobre a emenda e o projeto.
O vereador Manga disse que o Saae tem um superavit de R$ 120 milhões e por isso poderia arcar com o aumento maior aos funcionários e o valor é bem menor do que o impacto do reajuste nos salários dos secretários.
O parlamentar ainda falou na entrevista sobre a sua pré-candidatura à Prefeitura de Sorocaba.
Ouça!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo