Deputados voltam a se agredir durante votação da reforma da Previdência de SP; veja vídeos

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/02/2020

A segunda votação da Reforma da Previdência na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) foi marcada por muita confusão e agressões entre os deputados estaduais na noite desta quarta-feira (18).
Mais uma vez as galerias da Alesp estavam lotadas de servidores contrários ao projeto que aumento da alíquota de contribuição de 11% para 14% e determina a idade mínima para as aposentadorias: 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.
O deputado Teonilio Barba (PT) tentou dar um soco no deputado Mamãe Falei, como é conhecido o Arthur do Val (Patriota).
Outros parlamentares conseguiram encerrar o tumulto, mas em outro momento, Frederico D’Ávila (PSL) fez um gesto contra os servidores que assistiam a sessão e outros deputados foram para cima dele em um dos corredores de acesso ao plenário.
Durante a confusão, a deputada Márcia Lia (PT) tentou pegar o celular da mão de Douglas Garcia (PSL) e houve mais empurra-empurra.
A segunda votação do projeto ficou para depois do Carnaval no dia 3 de março.
Veja os vídeos das confusões registradas nesta quarta-feira (19):


 

Outras agressões
No dai 4 de dezembro de 2019 na discussão inicial do mesmo projeto da reforma da previdência estadual houve uma confusão generalizada que tomou conta do plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, o principal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Ao usar a tribuna para fazer sua manifestação, o deputado estadual Arthur do Val, conhecido no YouTube como Mamãe Falei, e sem partido, chamou líderes sindicais, que protestavam nas galerias da Casa ao lado de professores, de “vagabundos”, provocando a indignação de deputados da oposição.
Os deputados do PT, Luiz Fernando e Teonilio Barba, foram os primeiros a partir para cima do deputado Arthur do Val, provocando a confusão generalizada.
Mamãe Falei chama os parlamentares para a briga, ironizando que os deputados tenham ficado “ofendidinho”. Em determinado momento, o deputado fez gestos obscenos para o público que estava na galeria e esquentou mais o clima na Casa.
Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo