Doria decreta estado de calamidade pública e fecha repartições em São Paulo
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/03/2020
O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou na tarde desta sexta-feira (20) que vai decretar estado de calamidade pública no estado de São Paulo diante da epidemia do novo coronavírus. Assim, o governo poderá tomar medidas de emergência.
De acordo com Doria, a medida vai permitir dar agilidade às ações do governo na compra de produtos. O governo determinou ainda a suspensão de serviços públicos estaduais não essenciais a partir de segunda-feira (23). Para o governador, neste momento, a redução de público provocada por medidas de restrição do comércio e das escolas está sendo o suficiente pelas orientações sanitárias. Repartições públicas como o Poupatempo, Detran e Junta Comercial do Estado de São Paulo vão fechar as portas e farão atendimento apenas on-line.
Serão fechados ainda equipamentos públicos como zoológicos e todas as unidades de conservação estaduais, como Horto Florestal, Jardim Botânico, Parque Ecológico do Tietê, entre outros do estado, até o dia 30 de abril. Equipamentos esportivos, como o Complexo do Ibirapuera, também devem ter as atividades suspensas.