Redes de saúde têm 409 respiradores mecânicos

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 26/03/2020

Sorocaba tem 409 respiradores mecânicos ou ventiladores, conforme levantamento realizado pelo Jornal Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira (25) com base em dados do Ministério da Saúde (MS). Desse total, 405 estão em uso. Para a rede pública de saúde, são 332 unidades, sendo que dessas, 328 estão em uso.
Os respiradores mecânicos são máquinas que ajudam os pulmões a inspirar e expirar quando o paciente não tem a capacidade de operar seu sistema respiratório naturalmente. A estimativa é de que cerca de 5% dos infectados pelo novo coronavírus precisem de cuidados intensivos, que incluem internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), os casos mais graves.

Onde estão os respiradores

Conforme o Ministério da Saúde, os 409 respiradores de Sorocaba estão distribuídos em 40 unidades de saúde. São 61 aparelhos na rede municipal e 45 deles estão na Santa Casa. A Unidade de Pronto Atendimento do Éden (UPA) tem cinco unidades. As demais estão no Centro de Saúde do Éden, em duas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Pronto Atendimento do Laranjeiras e nas UPHs Norte e Leste.
Ainda conforme o levantamento, 84 desses respiradores estão em unidades de saúde da rede privada da cidade, porém, que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS) e 80 deles estão em uso. Outros 77 aparelhos estão localizados na rede privada, incluindo os hospitais Modelo, Evangélico e o Samaritano. Segundo o Ministério da Saúde, todos estão em uso.
Pertencentes ao Estado, a cidade ainda possui 92 respiradores mecânicos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), sendo que todos estão em uso. Há ainda outros 95 no Hospital Regional de Sorocaba — Regional novo, na rodovia Raposo Tavares. Todos também estão na condição de “em uso”.
Sorocaba tem 61% dos respiradores da Região Metropolitana.
Procurada para dar informações sobre a questão, a Prefeitura de Sorocaba não comentou os números até o fechamento desta edição.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo