Startup do Parque Tecnológico adapta software para monitorar os casos de coronavírus

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 01/04/2020

Uma startup que está instalada no PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), desde agosto do ano passado, adaptou um software para monitorar os casos de coronavírus (Covid-19). Trata-se da Global Data Soluções, empresa que trabalha com prontuário eletrônico e gerenciamento de sistemas de saúde público ou privado. A ferramenta hoje é utilizada em vários municípios, entre eles Cerquilho, Quadra, São Pedro e Tatuí.
A sócia-proprietária da startup, Maria José Galvão, explica que o software, até então, monitorava a epidemia de dengue e emitia relatórios, em tempo real, à Vigilância Epidemiológica e à Central de Regulação. “O que fizemos foi configurá-lo para Covid-19 [CID Ficha de Notificação] atendendo às normas do Ministério da Saúde”, conta. Ainda conforme ela, o software também era utilizado pelos municípios para o controle da vacinação contra a gripe. “Este equipamento nos permite emitir relatórios onde constam o número de pacientes com coronavírus, a faixa etária dos infectados e se a pessoa possui cadastro de hipertenso ou diabético em uma unidade de saúde”, detalha.
A sócia-proprietária da Global Data Soluções explica, ainda, que o software ajuda os agentes de saúde a tomarem decisões mais rápidas e assertivas em casos de suspeita da Covid-19. “Com a ferramenta em mãos, os profissionais da área conseguem avaliar a vulnerabilidade da pessoa afetada e se ela traz consigo doenças pregressas”, diz. “Mostra também a qual núcleo familiar o paciente pertence para poder oferecer ações e informações sociais a todos da família.
“Batizado de SDH Gestão de Saúde, o sistema está preparado para disponibilizar todas as consultas e exames anteriores do paciente, as unidades em que ele foi atendido, ou seja, traça um perfil completo daqueles que recebem atendimento.
Para Maria José Galvão, o Parque Tecnológico de Sorocaba tem papel fundamental e importante no desenvolvimento do software, tendo em vista o trabalho de mentorias, cursos, palestras e intercâmbio, bem como a visibilidade que dá às startups que ali estão incubadas. “O PTS só tem agregado valor e conhecimento a mim e a todos da minha equipe”, afirma.Por sua vez, a analista de aceleração de startups do Parque Tecnológico, Ana Geórgia Damasceno Barbosa, diz estar orgulhosa das ações que estão surgindo no local e que visam colaborar para o combate e controle da pandemia de coronavírus. “Não existe momento mais propício para provar a importância da tecnológica e da inovação”, acrescenta o presidente do PTS, Roberto Freitas. “É tempo de os empreendedores de toda a Região Metropolitana de Sorocaba fazerem a diferença.” 


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo