Devido a crise da COVID-19, empresas do transporte público de Sorocaba registram diminuição na receita

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/04/2020

As empresas CONSOR e STU, que atuam no transporte coletivo de Sorocaba encaminharam uma nota a imprensa na tarde desta quarta-feira, para comunicar a realização de uma reunião de negociação para explicar ao Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e à Prefeitura sobre a situação de receita das empresas.

De acordo com a nota, devido à crise gerada pela pandemia da COVID-19, o número de usuários do transporte público caiu drasticamente e impactou fortemente a arrecadação. Com isso, houve uma perda de 50% na receita de março. Neste mês de abril, estão utilizando o transporte público de Sorocaba 10% dos passageiros que utilizavam o serviço normalmente.

Apesar do cenário delicado, as empresas informam que seguem cumprindo as obrigações como o pagamento integral dos salários, além dos pagamentos do vale-refeição semanal, dos convênio médico e odontológico, do adicional noturno, do café-da-manhã diário e das cestas básicas para todos os colaboradores. Para realizar essas ações, está sendo utilizado parte do pagamento efetuado pela Prefeitura para as empresas de ônibus.

A nota informa também que por motivo de força maior, em caráter de exceção, foi feita uma proposta para adiar os pagamentos de horas extras do mês de março e a participação de Lucros e Resultados (PLR), além do Prêmio por Tempo de Serviço (PTS) até que tudo seja normalizado.

O texto diz ainda que as propostas apresentadas, não tiveram a concordância do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba. A nota termina mencionando que as empresas do transporte que atuam no município reiteram o compromisso com a prestação de serviço para população, o bem-estar coletivo e esclarece que não estão sendo poupando esforços para que essa situação seja resolvida.

 


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo