Shopping Iguatemi doa mil testes rápidos de covid-19 à Prefeitura de Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/04/2020
A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, recebeu em seu gabinete na tarde desta sexta-feira (24) a doação de mil testes rápidos de COVID-19. A entrega foi realizada pela gerente do Shopping Iguatemi, Ana Carolina Gonçalves. Os itens serão utilizados de forma estratégica na rede de urgência e emergência da Secretaria da Saúde (SES), apenas para pacientes com os sintomas do novo coronavírus.
Segundo a Ana Carolina, a doação tem por objetivo colaborar com a gestão pública no trabalho de combate ao novo coronavírus, buscando diminuir o impacto na cidade. “Esperamos que essa pandemia possa acabar o quanto antes. Esses testes foram os mesmos utilizados na Coreia do Sul e agora Sorocaba também os tem”, ressaltou.
“Sabemos da dificuldade atual na aquisição dos testes rápidos, por conta da pandemia. Fiquei muito feliz de receber essa surpresa e saber que poderemos oferecer esse recurso a mais para nossos pacientes SUS dependentes”, destacou a prefeita ao agradecer a solidariedade do apoio recebido.
Segundo o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, além dessa doação, a SES pretende comprar mais três mil testes rápidos de COVID-19 “Faremos uma reunião com a Vigilância Epidemiológica Municipal para utilizar esses testes de forma inteligente e estratégica em Sorocaba. A ideia é ofertar esse tipo de exame em nossas unidades de urgência e emergência apenas para pacientes sintomáticos. Assim que definirmos, divulgaremos à população”, explica.
O teste rápido
O teste rápido de COVID-19 é realizado por meio da coleta de uma gota de sangue e é capaz de detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), produzidos pelas células de defesa do corpo humano contra o SARS-CoV-2 após o contato com vírus. O resultado fica disponível no intervalo de 15 a 30 minutos após a realização.
Os anticorpos podem ser detectados com melhor sensibilidade após o 7º dia de início dos sintomas, dependendo do método, podendo ser realizado entre o sétimo e o décimo dia. Existem limitações e variações de sensibilidade do teste conforme o tempo de doença.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos