Alunos, professores e funcionários das Etecs e Fatecs já produziram 15 mil máscaras
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 30/04/2020
Professores e estudantes das unidades do Centro Paula Souza (CPS) em diversas regiões do Estado estão utilizando seus conhecimentos para criar uma rede de solidariedade no enfrentamento à crise do coronavírus. As iniciativas ocorrem em várias frentes, de acordo com cursos e especialidades de cada uma delas.
Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais produziram mais de 6,3 mil máscaras de acetato, 9 mil máscaras de tecido e 1,3 mil toucas, que foram doadas a hospitais regionais. As ações envolveram mais de 40 professores e funcionários e 90 alunos. A expectativa é que sejam produzidas pelo menos mais 15 mil máscaras de tecido e 4 mil de acetato nas próximas semanas.
Entre as unidades responsáveis por tal produção está a Fatec Taubaté, localizada na Região de São José dos Campos. Com recursos próprios, educadores, alunos e ex-alunos dos três cursos superiores tecnológicos oferecidos pela unidade transformaram laboratórios e salas de aula em uma linha de produção solidária. Inicialmente, eles conseguiram fazer 275 máscaras de acetato, do modelo Face Shield, que foram direcionadas para atender profissionais de saúde que trabalham em hospitais da região.
Com o aporte de R$ 80 mil vindos da Procuradoria do Trabalho de São José dos Campos, sob a mediação do Ministério Público do Estado de São Paulo, eles estão conseguindo aumentar a capacidade de fabricação. “Por meio de novos equipamentos, como máquina de corte a laser, aprimoramos nossos processos para acelerar a produção”, explica o coordenador do curso de Eletrônica Automotiva, Michel Veiga. A previsão é entregar mais de 4 mil unidades.
As demais unidades que participam da produção de máscaras, sejam de acetato ou de tecido, são as Etecs Antonio de Pádua Cardoso (Batatais), Bento Quirino (Campinas), e as Fatecs Americana, Bauru, São Paulo (Capital), São Sebastião e Sorocaba.
Com informações do Centro Paula Souza
Edição – Alessandra Santos