Sergio Moro presta depoimento neste sábado sobre acusações a Bolsonaro

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 02/05/2020

O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, presta depoimento neste sábado na sede da Polícia Federal em Curitiba, dentro do inquérito que apura as acusações de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir no trabalho da PF, ao solicitar informações sobre investigações que estavam em andamento.
O presidente negou os fatos apresentados e acusou o ex-ministro de condicionar a mudança na PF à promessa de uma vaga no STF — o que Moro, por sua vez, também refuta.
Diante das declarações, a Procuradoria Geral da República pediu, e o Supremo Tribunal Federal autorizou a abertura de um inquérito para investigar o que disse Moro. Na quinta-feiram, o ministro Celso de Mello, relator do caso no STF, decidiu que a Polícia Federal deveria ouvir o ex-ministro em até cinco dias, e o depoimento foi então marcado para este sábado.
O objetivo do inquérito no Supremo é apurar se foram cometidos os crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de Justiça, corrupção passiva privilegiada, denunciação caluniosa e crime contra a honra.
Moro pediu demissão do cargo no dia último dia 24 depois que o presidente Jair Bolsonaro exonerou o diretor-geral da Polícia Federal, Mauricio Valeixo. Na sequência, Bolsonaro nomeou para o cargo o diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem, que é amigo da família do presidente.  A nomeação, no entanto, foi barrada pelo ministro do STF, Alexandre Moraes.
 
 


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo