Entrega de máscaras seguirá nos terminais e também vai beneficiar pessoas em situação de rua
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/05/2020
A Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a Fundação Ubaldino do Amaral – mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul e a Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, que mantém a Rádio Cruzeiro FM realizam nesta semana mais uma atividade da campanha “Máscara Legal”, que consiste na entrega gratuita de máscaras à população.
Na quinta-feira (14), das 15h às 18h, a ação será realizada nos dois terminais de ônibus Santo Antônio e São Paulo, por onde, diariamente, circulam milhares de pessoas.
O objetivo é oferecer o acessório como mais uma medida de proteção ao novo coronavírus às pessoas que não possam manter o isolamento social nestes tempos de pandemia.
Além das máscaras, estão sendo entregues folhetos de orientação com dicas de prevenção à Covid-19. Os impressos foram doados pela empresa Seritec.
Pessoas em Situação de Rua
Paralelamente, a Secretaria da Cidadania (Secid) iniciou, na semana passada, um trabalho junto às pessoas em situação de rua (PSR) fazendo a entrega de máscaras faciais de tecido e kits com detergente, para a higienização das mãos.
A estratégia da Secid está sendo construída em conjunto com a Secretaria da Saúde do município.
Na sexta-feira (09) foram percorridos diversos pontos conhecidos por abrigar PSR nas regiões da avenida Ulisses Guimarães, Vila Helena, Humberto de Campos, Vila Rica, entre outros. Na abordagem, as pessoas são orientadas a procurar o Clube do Idoso ou o Serviço de Obras Sociais (SOS) para buscar abrigo.
A campanha “Máscara Legal”, que conta com o apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, começou sábado passado (09), quando foram distribuídas cerca de 2 mil máscaras, num “pedágio” realizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista.
Parte das máscaras que tem sido entregues à população está sendo confeccionada pela cooperadas da Coopereso na oficina de costura da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).
As máscaras entregues na ação são acondicionadas em embalagens individualizadas e com um folheto de orientação sobre o seu uso correto. “A ideia é distribuir o maior número possível de máscaras”, destaca o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Maurício Mota, um dos articuladores do projeto. Ele explica que a proposta da Prefeitura é que novos parceiros adiram ao edital de chamamento publicado na edição de 5 de maio da Imprensa Oficial do Município, “para que consigamos mais doações e possamos fazer novas ações de entrega de máscaras à população.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos