Ônibus do BRT Sorocaba passam por testes antes de entrarem em operação

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 13/05/2020

Dois ônibus da concessionária BRT Sorocaba estão no processo de montagem dos equipamentos do sistema de ITS, composto por wifi, câmeras de vídeo, Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), validadores e sensores de abertura de portas. Após a montagem, os ônibus passarão por testes, antes de serem transferidos definitivamente para Sorocaba e começarem a ser utilizados no Sistema BRT (Bus Rapid Transit).
Na operação do BRT estão previstos veículos de 12,5 metros e 23 metros. Eles oferecerão internet gratuita equivalente a 5G para os passageiros, o que garantirá a Sorocaba o título de primeira cidade da América Latina a contar com esse nível de velocidade de conexão. Os usuários também contarão com ar-condicionado e tomadas USB.
O diretor da Concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol, explica que o uso dessa tecnologia será possível porque haverá uma fibra ótica dedicada a toda operação. Com isso, o sistema tem condições de fornecer aos usuários do transporte público conexão com ótima capacidade e estabilidade ao longo de todo o percurso.
A velocidade da internet poderá chegar a até 100 Mbps em downloads e 50 Mbps de uploads. A velocidade média da internet no mundo hoje é de 7,2 Mbps (megabit por segundo), por meio da conexão que as operadoras disponibilizam.
Segundo Massariol, o passageiro poderá utilizar essa internet durante os descolamentos pelos corredores, nas transferências de linhas e enquanto esperam pela chegada do ônibus.
Aplicativo
A tecnologia também permitirá ao usuário prever o horário de chegada e partida dos veículos e ter acesso a informações sobre embarque e itinerário das linhas. Para acessar os dados, o usuário terá nos painéis de mensagens variáveis internas nos veículos e também poderá acessar o aplicativo CittaMobi, que pode ser baixado gratuitamente.
Agilidade
Outro diferencial do novo sistema será a sincronia entre ônibus e semáforos. Os veículos terão preferência ao passar por cruzamentos, pois contarão com a chamada “onda verde”.
A frota contará com autonomia dos motoristas para o acionamento de abertura e fechamento das portas nas estações. Sob o comando do condutor, ocorre a liberação das portas na plataforma de embarque e desembarque, garantindo a segurança e rapidez no fluxo dos passageiros.
Ouça a entrevista concedida pelo diretor da concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol ao repórter Caio Rossini.
Com informações da concessionária BRT Sorocaba
Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo