Mais cidades da região de Sorocaba aderem às barreiras sanitárias

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/05/2020

Mais cidades da Região Metropolitana de Sorocaba aderiram às barreiras sanitárias por conta dos feriados antecipados na capital paulista. Nesta quinta-feira (21), os bloqueios estão ocorrendo nas entradas de Boituva, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque e Tatuí. Em Tietê, foram instaladas faixas educativas.
A ação acontece de forma parecida entre a maioria das cidades: veículos com placas de outros municípios são parados e os ocupantes são fiscalizados por agentes de saúde. Está sendo aferida a temperatura corporal e outros protocolos rápidos para identificação de sintomas da covid-19 também estão sendo aplicados, como um questionário sobre o estado clínico de cada passageiro.
Em Itapetininga, a ação acontece entre hoje e sábado (23). As barreiras foram montadas, simultaneamente, nas avenidas Sarutayá, Ciro de Albuquerque e Cinco de Novembro, principais acessos ao município. O mesmo acontece em Iperó, que também estenderá a fiscalização para todos os fins de semana. A Prefeitura da cidade informou que, se necessário, será usada força policial.
São Roque também inicia os bloqueios nesta quinta e deve estender a fiscalização até o fim do “feriadão prolongado”. O bloqueio ocorrerá nas principais entradas (acessos às rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares) a fim de evitar aumento no fluxo de visitantes. O drive-thru do Roteiro do Vinho deixou de funcionar nesta quarta (20) e permanecerá fechado até segunda (25).

Em São Miguel Arcanjo, as barreiras ocorrerão nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, nos principais acessos do município. Segundo a Prefeitura, os trabalhos serão intensificados e, além da aferição de temperaturas, também haverá restrição de entrada no município de visitantes e turistas, tendo em vista a minimização da proliferação do novo coronavírus no município.
Segundo dia
Diversas cidades da região começaram os trabalhos de bloqueio já nesta quarta-feira (20), primeiro dia do feriado prolongado na capital. Entre elas estão Cerquilho, Ibiúna e Itu. Cerquilho, por exemplo, fechou todas as entradas com exceção da entrada da avenida João Pilon (nos dois sentidos) e a estrada vicinal Boituva/Cerquilho (avenida Washinton Luis).

Em Boituva, as barreiras também foram implantadas ontem nas entradas da cidade, nos quilômetros 111 e 116.  A ação ocorre das 8h às 17h. De acordo com o Prefeitura, outras ações preventivas continuam sendo realizadas, como desinfecção de áreas públicas, instalação do túnel de desinfecção, informações sobre obrigatoriedade do uso de máscaras e outras medidas.

Pilar do Sul, que já vinha realizando barreiras sanitárias aos fins de semana, realizou novo bloqueio ontem, dessa vez em dois pontos: na entrada principal da cidade – avenida Dom Lucio Antunes de Souza – e no acesso à cidade pela Rua Jonas de Goes, no bairro Jardim Colinas. A equipe que trabalha no local orienta sobre a importância do isolamento e distanciamento social.
A Prefeitura de Salto de Pirapora também iniciou o bloqueio ontem e continuará a fiscalização até segunda (25). A cidade trabalha com duas barreiras, em pontos estratégicos: uma na entrada da cidade na altura do posto de combustível Trevão, e outra na avenida Lídia David Haddad. Outros pontos de acesso ao município foram fechados pelo Departamento de Trânsito.
O feriado prolongado também motivou a implantação de barreiras sanitárias em Tatuí entre ontem e a próxima sexta-feira (22). Caso seja necessário, o eventual paciente será encaminhado para as unidades de saúde. Tietê, por sua vez, instalou faixas educativas nas principais entradas com orientações sobre o uso obrigatórios de máscara, medidas de higiene e isolamento social.

Feriados antecipados

A antecipação dos feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) vale para a capital, após projeto sancionado pelo prefeito Bruno Covas. Em todo o Estado, há a intenção de se adiantar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista (9 de julho) para a próxima segunda-feira, dia 25. O projeto será votado pela Assembleia Legislativa.
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul. 

 


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo