Ocupação de UTI segue acima de 70% na rede pública de Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 21/05/2020
A ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) dedicados para pacientes de novo coronavírus em Sorocaba ficou, nesta quarta-feira (20), novamente acima dos 70% na rede pública. No Adib Jatene, o Novo Regional, a ocupação beirava os 100%, com apenas uma vaga disponível. As informações são do censo diário de leitos divulgados pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES).
Conforme o censo, o Adib Jatene tinha 96,7% de ocupação nos leitos de UTI. A unidade tem 30 leitos disponíveis e atende a 48 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A Santa Casa tinha ocupação de 70% de seus 20 leitos de UTI; ou seja, 16 deles estavam ocupados. No Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), a ocupação era de 72%. A UTI do hospital possui 11 leitos, sendo um infantil.
No caso dos leitos clínicos, todos os 15 do Novo Regional estavam ocupados. No CHS, seis dos oito leitos estavam disponíveis. Na Santa Casa, a ocupação dos leitos clínicos era de 60% — ou seja, 18 dos 30 disponíveis tinham pacientes. Nenhum dos seis leitos do Gpaci estava ocupado.
Rede privada
Na rede privada, o Samaritano é quem apresentava maior percentual de ocupação de leitos de UTI: 60% dos 10 pactuados para a doença. No Hospital Unimed, que disponibiliza 20 leitos para o enfrentamento da Covid-19, a ocupação era de 53%.
Nos leitos clínicos do Samaritano e Unimed, bem como nos leitos de UTI e nos leitos clínicos do Evangélico, a ocupação estava abaixo de 37%.
As informações são do Jornal Cruzeiro do Sul.