UTI da Santa Casa chega ao limite e município busca alternativas para abrir mais leitos

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 09/06/2020

O médico Fernando Brum que é membro da Coordenadoria de Enfrentamento ao coronavírus e diretor técnico da Santa Casa de Sorocaba falou hoje (09) no Jornal das 5 que a ocupação dos leitos da UTI covid do hospital chega ao limite nesta noite.

Das 30 vagas destinadas aos pacientes infectados pelo novo coronavírus, 28 estão ocupadas e um paciente que está na UPH (Unidade Pré-Hospitalar) da Zona Leste terá que ser transferido para a UTI da Santa Casa. A 29.ª vaga não pode ser ocupada porque é um leito que fica de reserva se algum paciente internado na enfermaria covid possa precisar do respirador.

O Dr. Fernando Brum afirmou que agora a Prefeitura de Sorocaba busca alternativas para abrir mais leitos de UTI e que a Central de Regulação de vagas do município buscará os leitos em outras unidades para o paciente que precisar do leito não ficar sem assistência.

Uma das possibilidades é contratar leitos no Hospital Evangélico, que tem vagas disponíveis na Unidade de Terapia Intensiva. Hoje, por exemplo, este hospital particular não tem nenhum paciente internado neste setor, que tem 15 vagas.

O coordenador de enfrentamento do coronavírus em Sorocaba destacou que a abertura de leitos em outros locais esbarra em alguns problemas como a falta de respiradores, de equipamentos necessários e de pessoal, visto que muitos profissionais da saúde na cidade já estão afastados por estarem com o diagnóstico positivo da covid-19.

O médico explicou que também haverá um aumento nos leitos do Hospital de Campanha que hoje tem 20 vagas para casos de baixa e média complexidade e ainda nesta semana devem dobrar, chegando a 40 do total de 76 leitos que é a lotação máxima da unidade.

O entrevistado ainda destacou que Sorocaba teve um aumento substancial das internações por covid-19, mas que este cenário já era esperado por causa da chegada do tempo mais frio.

Por outro lado, ele acredita que a cidade já sente o resultado do grande volume de pessoas que passou a circular no Centro e em várias regiões do município com a reabertura do comércio.

Brum citou que quem saiu de casa para ir à festas no fim de semana, por exemplo, são jovens que não sofrem tanto com a doença mas podem levar o vírus para as pessoas mais idosas da família.

Ele pediu a colaboração dos sorocabanos, para que evitem sair de casa sem necessidade e que principalmente as pessoas do grupo de risco como idosos, cardiopatas e diabéticos fiquem em isolamento para evitar a contaminação pelo vírus.

Ouça a entrevista!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo