Policial é demitido em Atlanta (EUA) após morte de um homem negro em abordagem; cidade tem noite de protestos
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/06/2020
Um policial de Atlanta foi demitido e outro foi transferido para serviços administrativos após a morte de um homem negro. Eles são apontados como os responsáveis pela morte de Rayshard Brooks, durante uma abordagem na última sexta-feira (12) no estacionamento de um restaurante.
A morte de Brooks levou a mais uma noite de protestos, semanas depois da morte de George Floyd que provocou uma onda de manifestações antirracistas pelo país.
Os manifestantes atearam fogo no restaurante e chegaram a bloquear o tráfego em uma rodovia. As autoridades informaram que pelo menos 36 pessoas foram presas nos protestos que se estenderam para a madrugada.
Neste sábado (13), a chefe da polícia de Atlanta, Erika Shields, renunciou ao cargo.
Entenda o caso
Rayshard Brooks dormia em seu carro, no estacionamento de um restaurante de fast-food. A polícia foi chamada pelo restaurante, porque o veículo de Brooks estaria atrapalhando a entrada do drive-thru.
Na abordagem, que foi filmada por câmeras de segurança do estabelecimento e também por dispositivos acoplados nos coletes dos policiais, foram feitos testes para verificar se o homem estava bêbado e tentaram prendê-lo.
Pelas imagens, é possível ver que Brooks resiste ao momento em que vai ser algemado. A partir daí não há mais imagens da ação, já que as câmeras policiais caíram por conta da movimentação mais brusca.
Segundo investigações, o homem resistiu à prisão e conseguiu roubar uma arma de choque dos policiais. Ele foi baleado na sequência, quando apontou a arma a um dos oficiais de polícia.
O caso, segue sob investigação.
Com informações da RFI
Edição – Caio Cesar