Ministério da Saúde apresentará plano de testagem em massa para covid-19

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/06/2020

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje (23) que uma nova orientação para testagem em massa para covid-19 já foi pactuada com estados e municípios e será apresentada amanhã (24) em coletiva de imprensa.

A pasta pretende realizar testes para diagnosticar 24% dos brasileiros, sendo 12% da população na modalidade RT-PCR e outros 12% pelo meio do exame sorológico.

Além disso, o ministro interino da Saúde disse hoje (23) que o diagnóstico clínico também passará a compor a base de dados de casos de covid-19.

De acordo com ele, com isso, os gestores poderão compreender melhor a evolução da doença, sem depender apenas da confirmação dos testes laboratoriais.

“O diagnóstico clínico é soberano, os nossos médicos têm capacidade e direito de diagnosticar o paciente para dar o protocolo de tratamento”, disse, explicando que o novo documento vai responder dúvidas sobre critérios de distribuição e público-alvo para testagem de acordo com o tipo de teste.

Segundo ele, em caso de sintomas gripais, a população deve procurar os centros de triagem, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde ou centros de referência para casos leves.

De acordo com a plataforma do Ministério da SAúde, o Brasil tem 1,106 milhão de casos confirmados de covid-19 e 51.271 óbitos registrados pela doença.

Pazuello disse que o Ministério da Saúde é solidário a todas essas famílias e agradeceu a dedicação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia.

Com informações da Agência Brasil e Portal R7

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo