Quarentena em SP é prorrogada pela 8.ª vez
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 24/07/2020
A quarentena no estado de São Paulo foi prorrogada para mais um período: de 27 de julho a 10 de agosto.
O governador João Doria fez o anúncio hoje (24) juntamente com a nova classificação do Plano São Paulo de retomada econômica.
Doria pediu que os paulistas sigam as orientações das autoridades de saúde como o uso obrigatório de máscara ao sair de casa, o distanciamento social de 1,5m com outras pessoas, a lavagem das mãos constantemente ao longo do dia ou o uso do álcool em gel.
“São medidas protetivas que garantem a sua saúde, a sua vida até a chegada da vacina, que aliás está a caminho”, disse o governador.
Das 17 áreas de DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) estabelecidas no Plano São Paulo, apenas três permanecem na etapa vermelha, com restrição total ao atendimento presencial de comércios e serviços não essenciais: Franca, Piracicaba e Ribeirão Preto.
A maior parte do território paulista está na fase laranja, que permite funcionamento com 20% da capacidade de público em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por três.
Atualmente, essa etapa abrange as regiões de Sorocaba, Araçatuba, Barretos, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Taubaté e a sub-região Norte da Grande São Paulo.
Já a flexibilização intermediária da etapa amarela abrange as regiões de Araraquara, Baixada Santista e Registro, além da capital e sub-regiões Leste, Oeste, Sul e Sudeste da Grande São Paulo. Ela permite reabrir bares, restaurantes e salões de beleza com 40% da capacidade, além de academias com 30% de vagas e expediente limitado a seis horas por dia.
Com informações do Governo de SP
Edição – Alessandra Santos