Com regiões ainda no vermelho, volta às aulas no dia 8 de setembro pode não acontecer
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 31/07/2020
A região do Vale do Ribeira regrediu da fase amarela para a vermelha na reclassificação do Plano São Paulo anunciada hoje (31). Além desta área, Franca, Ribeirão Preto e Piracicaba que já estavam na fase vermelha continuam na etapa mais restritiva do plano.
Mas, com estas quatro regiões ainda no vermelho, cumprir a data prevista para a volta às aulas presenciais, que seria no dia 8 de setembro, pode estar mais distante.
Isso porque para a reabertura das escolas, o estado precisa ter 80% das suas regiões na fase amarela por 28 dias, na nova regra da chamada “recalibragem” do Plano São Paulo.
Como há regiões no vermelho que ainda precisam seguir para a fase laranja para então alcançar a fase amarela, a retomada do ensino no dia 8 de setembro está ameaçada.
Na 9.ª classificação divulgada hoje (31), a maioria das regiões de saúde está na etapa laranja como Sorocaba, Campinas, Bauru, São Carlos, São José do Rio Preto, São João da Boa Vista, Marília, Araçatuba, Presidente Prudente e Taubaté.
Já a capital paulista, Baixada Santista, Grande São Paulo e Araraquara estão no amarelo.
Questionado sobre isso, o governador João Doria não quis adiantar se a volta às aulas está descartada para a data prevista, com a manutenção de quatro regiões no vermelho.
Ele disse que na próxima segunda-feira (3) o secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, participará da coletiva diária do governo paulista e vai explicar como ficará a programação para o retorno das escolas.
Edição – Alessandra Santos