Mudas de árvores são doadas em sistema drive thru no Paço Municipal
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/08/2020
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) iniciou hoje (10) a doação de mudas de árvores em sistema drive thru no estacionamento do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba. A ação ambiental integra a programação de aniversário de 366 anos de fundação da cidade.
A iniciativa vai até esta quarta-feira (12), das 10h às 13h, e no total serão doadas 800 mudas.
A ideia é estimular os sorocabanos a plantarem árvores em calçadas e quintais em todo o município e, assim, ajude na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.
As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.
De acordo com a Sema, serão disponibilizadas mudas de ipê-rosa (Tabebuia pentaphylla), pata-de-vaca (Bauhinia longifolia), cereja-de-rio-grande (Eugenia involucrata) e pitanga (Eugenia uniflora). Cada morador poderá levar até quatro exemplares. As espécies frutíferas, como a pitanga e a cereja-de-rio-grande, por exemplo, são ideais para o plantio em quintais, assim como o ipê-rosa. Já a pata-de-vaca é indicada para calçadas, com ou sem fiação elétrica.
No local da doação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente vai auxiliar os moradores a escolherem qual espécie é mais adequada a sua necessidade, com informações sobre as características de cada espécie, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge, ensinando a maneira correta de se fazer o plantio.
O Paço Municipal está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos