Live Comemorativa dos 366 anos de Sorocaba é cancelada
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 13/08/2020
O “Show de Aniversário: Live Comemorativa dos 366 anos de Sorocaba”, que seria realizado neste sábado (15), em parceria com a Fundec, que fazia parte da programação do aniversário da cidade, foi cancelado.
O evento teria como principal intuito a valorização e o incentivo dos agentes culturais, técnicos e artistas, mas segundo a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) houve manifestações de descontentamento e solicitações de alterações realizadas pelo Fórum Permanente de Culturas de Sorocaba (Fopecs), Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões (Sated), Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e Comissão de Cultura e Esportes da Câmara Municipal.
Em nota, a Secult explicou que tentou viabilizar as sugestões, porém, essas, mostraram-se inviáveis, considerando que o Termo de Referência e a contratação para a realização do evento não poderiam ser alterados.
Diante disso, uma vez que a Secult não possuía apoio dos representantes culturais da cidade, inclusive recebendo duras críticas também por outros meios, como redes sociais, a secretaria resolveu cancelar o evento que premiaria os artistas com R$ 3 mil.
Ainda na nota, a Secult desta que esse valor seria destinado a pagamento de cachê artístico, uma vez que o evento não tinha finalidade de assistência social e para essa finalidade, a pastatem trabalhado através da Lei Aldir Blanc, que liberará R$ 4 milhões para Sorocaba.
“Reiteramos que esta seria a única ação promovida pela Secult, como parte das comemorações de aniversário da cidade, que seria de incentivo direto à classe artística, que tem sido diretamente afetada nesse momento de pandemia causada pelo Covid-19. Apesar das manifestações contrárias, a live já possuía dezenas de inscritos, entretanto, diante dos posicionamentos dos referidos colegiados e de sua representatividade cultural na cidade, a Secult opta por acatá-los, cancelando o evento”, encerra a nota da Secretaria da Cultura de Sorocaba.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos