Alexei Navalny, líder da oposição russa, é internado sob suspeita de envenenamento
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/08/2020
O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi levado para a UTI de um hospital após suspeita de envenenamento nesta quinta-feira (20). A informação foi divulgada por sua porta-voz, Kira Yarmysh.
Yarmysh afirmou que Navalny estava dentro de um voo que fazia o trajeto de Tomsk, na Sibéria, até Moscou, quando começou a passar mal e perdeu a consciência. O avião precisou fazer um pouso de emergência.
Em entrevista à rádio Echo, de Moscou, Yarmysh declarou que tem certeza de que Navalny foi vítima de um ato intencional. “Alexei foi envenenado, intoxicado”, escreveu no Twitter.
Segundo ela, o opositor está em tratamento intensivo. “Alexei continua inconsciente, ele está respirando com ajuda de aparelhos artificiais. O hospital acionou a polícia. Pensamos que Alexei foi envenenado com algo que foi misturado em seu chá. Os médicos disseram que o veneno foi absorvido rapidamente”, reiterou.
O diretor do departamento jurídico da fundação anticorrupção comandada por Alexei Navalny, Vyacheslav Gimadi, escreveu no Twitter que “não há dúvidas de que Navalny foi envenenado por sua posição e suas atividades políticas”. Também anunciou que os advogados do opositor solicitaram uma investigação por tentativa de assassinato de uma pessoa pública.
De acordo com a agência de notícias Tass, o opositor foi internado na UTI do hospital de Tomsk. “Ele se encontra em estado grave”, afirmou o chefe da instituição, Alexandre Mourakhovski.
Com informações da RFI.