Ataque com faca em Birmingham deixa um morto e vários feridos
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 07/09/2020
Uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas, duas gravemente, na madrugada deste domingo (6), após ataques com faca em Birmingham, a segunda maior cidade da Inglaterra.
A polícia procura um suspeito. Segundo os primeiros elementos da investigação, aberta por homicídio, nada permite nesta fase considerar a hipótese de “terrorismo” ou “crime de ódio”, mais do que um conflito entre gangues, explicou um dos responsáveis da polícia, Steve Graham, em entrevista coletiva. Nenhuma das vítimas tem qualquer ligação com gangues e, ao contrário, parecem ter sido escolhidas “ao acaso”, disse o policial, enfatizando a natureza particularmente “traumática” desse tipo de ataques.
Além de um homem e uma mulher hospitalizados em estado grave, “cinco outras pessoas ficaram levemente feridas”, disse Graham.
A polícia fechou estradas e pediu à população de Birmingham que permanecesse calma e vigilante e evitasse a área onde houve o ataque. Inicialmente, as autoridades confirmaram a ocorrência de um “grave incidente”, de causas ainda desconhecidas.
Cara Curran, que trabalha em clubes do Arcadian Centre, um complexo de bares, restaurantes e boates na região central da cidade, disse que testemunhou várias brigas violentas. A jovem de 18 anos descreveu uma noite “com muita tensão”. “Não eram brigas usuais envolvendo uma ou duas pessoas”, ela continuou, “eram grupos de 15, 16 pessoas”. Ela também contou ter ouvido “injúrias raciais” que nunca tinha ouvido antes neste lugar “multicultural”, sem entender porque tais termos eram usados.
Embora algumas testemunhas tenham afirmado no Twitter ter ouvido tiros, a polícia disse que não tem conhecimento de tais fatos.
Yvonne Mosquito, uma autoridade local eleita do Partido Trabalhista, falou sobre o “trauma” dos eventos da noite passada. Em um comunicado, a polícia disse que foi chamada por causa de uma pessoa esfaqueada no centro da cidade, antes de ser avisada de que outros incidentes semelhantes ocorreram pouco depois.
“Ainda estamos trabalhando para estabelecer o que aconteceu. Pode levar algum tempo antes de podermos confirmar qualquer coisa”, acrescentou a Polícia de West Middlands, observando que “a este estágio, não seria apropriado especular sobre as causas.”
Com informações da RFI.