Rede municipal de Votorantim retomará aulas presenciais somente em 2021
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 08/09/2020
O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza, assinou nesta terça-feira (8) decreto que determina o retorno das aulas presenciais da rede municipal de ensino somente em 2021, mantendo as atividades remotas até o final deste ano devido ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.
O decreto (nº 6.047) regulamenta o retorno das aulas e atividades escolares no município e as escolas da redes estadual e particular poderão retornar de forma gradativa a partir da próxima segunda-feira (14), seguindo as regras estabelecidas pelo Plano SP, do governo do Estado.
A suspensão das aulas nas escolas municipais até o fim do ano leva em conta uma pesquisa realizada pela Secretaria de Educação (Seed) com a comunidade escolar, pela qual 82,7% dos 7.333 pais e responsáveis consultados optaram por manter as escolas fechadas. A medida também considera a posição do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, que não recomenda o retorno das aulas presenciais.
Desse modo, o sistema municipal de ensino continua com as atividades de maneira remota uma vez que, de acordo com levantamento realizado pela Seed, essa prática está sendo bem recebida por alunos e familiares. Dos 6.808 alunos do ensino fundamental, 89% retiraram os kits de atividades nas escolas. Até dia 15 de agosto, por exemplo, foram entregues 42.614 kits pedagógicos pela Secretaria Municipal de Educação.
Ainda de acordo com o decreto, a medida também atinge as creches particulares conveniadas com o município. Já com relação às escolas estaduais e às instituições privadas de ensino, os estabelecimentos de ensino superior e de educação profissional e os estabelecimentos de educação não regulada, a permissão para o retorno gradual deverá obedecer as diretrizes do Plano SP (decreto estadual nº 65.061), com redação dada pelo decreto estadual nº 65.140, além da resolução Seduc nº 61, do último dia 31 de agosto.
Decisão de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba também usou uma pesquisa com os pais de alunos para embasar a decisão de retomar as aulas presenciais somente em 2021.
O decreto foi publicado no dia 27 de agosto e segundo a Secretaria Municipal da Educação, 84,8% os pais consultados optaram para que os estudantes não retornassem às aulas presenciais.
Já as escolas estaduais e particulares foram autorizadas a retomar as aulas de reforço, atividades físicas e extracurriculares a partir desta terça-feira (8).
Com informações da Secom Votorantim
Edição – Alessandra Santos