Médico espera impacto do feriado prolongado em até 10 dias nos casos da Covid-19
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/09/2020
Sorocaba teve uma queda nos índices de casos, mortes e internações de Covid-19 nas últimas semanas.
Mas, o coordenador do Comitê do Coronavírus da Prefeitura de Sorocaba e diretor técnico da Santa Casa, o médico Fernando Brum, acredita que os números podem mudar nas próximas semanas com o impacto de possíveis novos casos que tiveram a transmissão durante o feriado prolongado de 7 de setembro, em que muitas aglomerações foram registradas no litoral e cidades turísticas do estado.
O médico participou do Jornal das 5 de hoje (10) e disse que pode haver um aumento de diagnósticos positivos de 8 a 10 dias.
Ocupação dos leitos em queda
Brum ainda comentou que a UTI da Santa Casa está com 60% de ocupação há pelo menos três dias, acompanhando o mesmo índice do Hospital Adib Jatene.
Os hospitais particulares da cidade também experimentam números em queda nas Unidades de Terapia Intensiva.
A diminuição dos índices gera uma expectativa de que Sorocaba possa avançar para a fase verde do Plano São Paulo, que libera mais setores econômicos e diminui as restrições.
O coordenador do comitê afirma que uma projeção mais confiável sobre quando a cidade mudará de fase só poderá ser dada após o resultado do feriado prolongado nos casos de Covid-19.
Ouça a entrevista!