Onda de calor deve elevar temperaturas em Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 11/09/2020

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil Estadual alertam para uma onda de calor com temperaturas máximas entre 35ºC e 38ºC em Sorocaba nos próximos dias. Além disso, os sorocabanos também devem enfrentar a baixa umidade relativa do ar. Ontem (10), por exemplo, a umidade relativa do ar variou entre 20% e 12%, o que é considerado bastante baixo.

Segundo o Inmet, a situação provoca risco de incêndios florestais e à saúde das pessoas, como ressecamento da pele, desconforto os olhos, boca e nariz. O alerta começou na quarta-feira (9) e segue até domingo (13), para várias cidades do interior paulista, incluindo Sorocaba e Itapetininga.

Cidades da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), do Vale do Ribeira, litoral norte, Campinas e Itapeva também estão inclusas, entre outras. Segundo o Inmet, a onda de calor deverá elevar a temperatura nos municípios e regiões citados em até 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias.

O meteorologista do Inmet, Marcelo Schneider, explica que a onda de calor e baixa umidade relativa do ar são provocados, neste momento, por conta de um bloqueio atmosférico. Ele afirma ainda que nesta época do ano geralmente é comum a temperatura estar um pouco mais elevada por conta do inverno seco e do período de transição da estão para a primavera, já que a mudança de estação deverá ocorrer no próximo dia 22. “Geralmente costuma fazer calor nessa época do ano, mas realmente há uma previsão de temperaturas mais intensas e em bastante elevação até domingo”, destaca.

Conforme Schneider, o calor deverá dar uma trégua em Sorocaba a partir da segunda-feira (13) e terça (14). “Existe uma pequena possibilidade de chuva na cidade de segunda para terça, mas se realmente ocorrer será em pouca quantidade”, aponta.

Já em relação a umidade relativa do ar na cidade, o meteorologista afirma que a situação deverá melhor também a partir da semana que vem.

Nos dias em que a umidade está baixa, o Inmet recomenda beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, e também evitar atividades físicas. Além disso, é recomendado usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente.

Já a médica pneumologista e professora da Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP), Sônia Peron, afirma que além dos cuidados acima, as pessoas podem colocar uma bacia com água no quarto para umidificar o ambiente. “Lembrando que o ar-condicionado refresca o calor, mas também deixa o ambiente seco. E para umidificar as narinas, recomenda-se o uso de soro fisiológico, já que com o nariz ressecado as pessoas acabam inalando o ar mais poluído e contaminado”, afirma.

Até 37ºC no sábado

De acordo com a previsão do tempo do Inmet, a onda de calor poderá fazer a temperatura chegar a 37ºC em Sorocaba no sábado (12). Na sexta e no domingo a temperatura máxima na cidade deverá ficar em 35°C.

Segundo o meteorologista do Inmet, Marcelo Schneider, apesar do calor forte durante o dia, durante a noite e madrugada deverá refrescar um pouco, com a mínima prevista para os próximos dias entre 19°C a 17°C.

Ele disse também que ainda não é possível saber se a temperatura irá bater recorde na cidade nos próximos dias. “Temos que aguardar até domingo para verificar se a previsão irá se confirmar ou não”, informa.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo