Vereador Irineu Toledo renuncia ao cargo de 2.º vice-presidente da Câmara de Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/09/2020
O vereador Irineu Toledo (Republicanos) oficializou sua renúncia da função de 2.º vice-presidente da Câmara Municipal de Sorocaba nesta segunda-feira (14).
Ele havia anunciado nas redes sociais neste domingo (13) que deixaria o cargo da Mesa Diretora por não concordar com a posse do suplente Anselmo Bastos (MDB) na vaga do vereador Luis Santos (Republicanos) que está internado desde o dia 24 de agosto por ter contraído a Covid-19.
Veja a postagem do vereador sobre o motivo da sua saída:
No ofício protocolado hoje (14) na Câmara de Sorocaba, o vereador Irineu Toledo confirma o pedido de renúncia da função na Mesa Diretora e critica a decisão do presidente da Casa, Fernando Dini (MDB).
“Estamos atravessando urna pandemia mundial de coronavírus, não podendo ser aceito que em todas as Casas Legislativas do país impere a vontade majestática dos seus Presidentes, impingindo ao mandato dos Senhores Vereadores a qualidade de reféns, caso eventualmente também sejam contaminados [pela Covid-19].Ou seja, a chamada dos seus suplentes, para exercício da plenitude do mandato legislativo, nestas condições, configura claramente desrespeito ao mandato parlamentar, castração por ato político, trazendo consequências sérias e inimagináveis, além de onerar ainda mais os cofres públicos”, diz Irineu no ofício enviado a Dini.
O Jornalismo da Cruzeiro FM entrou com contato com a assessoria de imprensa do vereador Fernando Dini (MDB), presidente da Câmara de Sorocaba e deu posse, na última sexta-feira (11) ao advogado Anselmo Bastos.
Em nota, a assessoria informa que: “O advogado Anselmo Bastos (MDB), tomou posse como vereador da cidade de Sorocaba na sexta-feira respeitando o regimento interno que existe na Casa. O advogado requereu oficialmente o cargo na tarde de quinta-feira (10) e deve permanecer nele enquanto perdurar o prazo constante do atestado médico de Luís Santos, que também foi protocolizado nesta quinta no setor de Recursos Humanos. Já sobre a renúncia do vereador Irineu, ela é recorrente. Na Mesa Diretora Passada ele também renunciou, após criar atritos. Não é novidade alguma essa história”.
A renúncia do vereador Irineu Toledo do cargo de 2.º vice-presidente da Câmara Municipal de Sorocaba será lida na sessão ordinária, que será realizada nesta quarta-feira (16), de forma remota.
Na sessão seguinte, no dia 23 de setembro será feita uma nova votação para escolher o vereador que vai substituí-lo na 2.ª vice-presidência da Câmara.
Edição – Alessandra Santos