Defesa Civil de Sorocaba alerta sobre volta do calor e da baixa umidade do ar
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/09/2020
A Defesa Civil de Sorocaba, com base em informações do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, do Departamento de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, faz alerta para a volta do forte calor e dos índices críticos de umidade relativa do ar.
Nesta terça-feira (15), a passagem de uma frente fria trouxe vento e ar mais fresco à cidade, mas a partir desta quarta-feira (16) os termômetros registram a mínima deverá ser de 14°C e máxima de 32°C, com poucas nuvens e sem previsão de chuva.
No meio da tarde, a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30%, índice considerado crítico para a saúde.
Por isso, a Defesa Civil orienta sobre a necessidade da intensificação na hidratação, indicando que a exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia seja evitada.
A atenção deve ser redobrada aos idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, pois são grupos suscetíveis a ficarem desidratados mais rapidamente.
Orientações à saúde
O tempo seco e baixa umidade do ar exigem cuidados para manter a saúde em dia. A médica Maria Fernanda Benevenuto, que atua como coordenadora da Secretaria Municipal da Saúde (SES), orienta que em tempo seco e quente o segredo é cuidar constantemente da hidratação do organismo.
Ela lembra que dias quentes podem provocar um aumento de casos de alergia; crises de rinite; sinusite, bronquite e asma, entre outros. “Deve-se evitar o sol, e sempre umidificar as vias aéreas, com soro fisiológico e, se necessário, inalação”, comenta.
A ingestão de água, sucos naturais e água de coco são boas opções de bebidas, além do cuidado redobrado na alimentação, sendo sempre recomendados os alimentos frescos.
O uso de umidificadores de ar e a busca por lugares arejados são dicas importantes. Também não é recomendável a prática de exercícios físicos nos horários mais quentes do dia e deve-se, sempre, dar preferência para o uso de roupas mais claras e leves.
O uso de óculos de sol, protetor solar, boné e até guarda-chuva para se proteger da insolação também são indicações dos profissionais de saúde que sugerem, também, manter uma garrafinha d’água por perto para facilitar a hidratação.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos