Toyota anuncia transferência de sua sede administrativa do ABC para Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/09/2020
A Toyota do Brasil anunciou nesta sexta-feira (18) que deverá transferir a sede administrativa da empresa, que fica em São Bernardo do Campo, no grande ABC, para Sorocaba. A informação partiu de uma circular interna para os funcionários, em nome do presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang.
Segundo o comunicado, o Centro Administrativo da Toyota será transferido para Sorocaba a partir de janeiro de 2021, com conclusão prevista para o primeiro semestre do ano que vem. A Toyota do Brasil possui fábrica em Sorocaba e também em Porto Feliz. A unidade local produz os veículos Etios e Yaris, e a de Porto Feliz os motores.
Com a mudança do setor de São Bernardo do Campo para Sorocaba, cerca de 800 funcionários serão, gradativamente, transferidos para a cidade. Já os prédios onde atualmente funciona a sede administrativa da Toyota em São Bernardo do Campo deverão ser vendidos para a iniciativa privada.
Conforme a empresa, a mudança do Centro Administrativo da Toyota do Brasil para Sorocaba está alinhada com um planejamento para torná-la mais enxuta e competitiva, processo que foi acelerado pela pandemia, e que já estava previsto.
A fábrica da região do grande ABC continua produzindo normalmente e é responsável pela fabricação de componentes que abastecem a fábrica de Porto Feliz, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), além de exportar peças para os Estados Unidos.
A unidade do ABC é a mais antiga da Toyota no Brasil, fundada em 1962, e atualmente são cerca de 1,7 mil trabalhadores na planta. Outra fábrica da empresa fica em Indaiatuba, onde é produzido o modelo Corolla. Antes de São Bernardo do Campo, a sede administrativa da Toyota do Brasil estava concentrada na capital paulista.
Em setembro do ano passado, a Toyota anunciou investimento de R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba, para a produção de um novo modelo de carro. O veículo deverá ser comercializado em 2021. A fábrica da empresa na cidade completou oito anos em agosto de 2020.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.