Sorocaba tem alta nas internações por Covid-19 e médico faz alerta
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/09/2020
Desde o fim de semana, Sorocaba tem registrado a cada dia aumento no número de internações, em especial nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) dos hospitais da cidade.
No boletim desta quarta-feira (23), divulgado pela Prefeitura de Sorocaba, quase todos os hospitais tiveram aumento de internações na UTI de ontem para esta hoje. Só o Hospital Samaritano manteve 46,67% de ocupação no setor.
Na Santa Casa, por exemplo, a Unidade de Terapia Intensiva voltou a ficar perto da lotação máxima, com 90% dos leitos ocupados.
O número de internados subiu de 38, registrados ontem, para 50 hoje e destes, 28 estão em UTI.
Sorocaba recebeu a notificação de mais 56 novos casos confirmados da Covid-19 nesta quarta-feira (23) subindo para 17.229 o número total de casos. Os óbitos aumentaram de 385 para 386.
O coordenador do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus e diretor técnico da Santa Casa de Sorocaba, o médico Fernando Brum, falou sobre este cenário de alta no Jornal das 5 de hoje (23).
Ele citou que em uma pandemia são esperadas alterações para cima e para baixo no número de casos e internações e que alguns fatores devem ser considerados ao analisar os números.
No último domingo houve mudança no clima com queda de temperatura, o que favorece as pessoas a ficarem mais próximas e desenvolvem mais quadros gripais, segundo o médico, e também pode ser o reflexo das aglomerações registradas no feriado prolongado de 7 de setembro.
Brum destacou que o aumento nos casos e internações não chega a ser grave, mas gera um alerta. Ele afirmou que os sorocabanos devem reforçar a prevenção, lavando as mãos sempre, usando álcool em gel e evitando levar as mãos no nariz ou boca porque o novo coronavírus é um vírus de superfície.
O médico também pediu que donos de bares e restaurantes respeitem as restrições de capacidade e que os frequentadores usem máscaras, tudo para evitar que Sorocaba regrida de fase no Plano São Paulo.
Ouça a entrevista!