Sorocaba pode receber pacientes com Covid-19 da região após redução de leitos nas UTIs estaduais

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 01/10/2020

O coordenador do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus em Sorocaba e diretor técnico da Santa Casa, o médico Fernando Brum, falou hoje (30) no Jornal das 5 sobre a preocupação com a redução do número de leitos nas UTIs Covid dos hospitais estaduais da cidade.

O novo Hospital Regional Adib Jatene chegou a ter 35 leitos de Terapia Intensiva e agora possui 20. O CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba) que chegou a ter 21 leitos de UTI Covid, atualmente possui 11.

O médico explicou que se houver a necessidade, a rede municipal de Saúde de Sorocaba pode ceder vagas a pacientes da região se houver falta de leitos nestes dois hospitais.

Ele disse que da mesma forma que o município precisou encaminhar pacientes para a rede estadual no auge da pandemia quando havia falta de vagas em Sorocaba, a cidade vai ajudar o Estado porque é uma questão humanitária e o município jamais vai negar uma vaga.

Hoje, a Santa Casa tem 40 leitos de UTI Covid, um dos maiores índices para um hospital público no interior e desta forma poderia receber os pacientes da região, se houver vagas disponíveis, assim como o Hospital de Campanha e as Unidades Pré-Hospitalares que podem estabilizar os pacientes.

O médico também falou sobre o futuro do Hospital de Campanha e sobre o atual cenário da pandemia em Sorocaba.

Ouça a entrevista!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo