Aulas presenciais na rede estadual serão retomadas nesta 4.ª feira com o ensino médio
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 05/10/2020
O retorno opcional das aulas presenciais do ensino médio das escolas públicas e particulares de São Paulo foi confirmado para esta quarta-feira (7). De acordo com o governo, a medida vale também para a EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O anúncio oficial foi feito na coletiva desta segunda-feira (5) pelo governador João Doria (PSDB).
“Lembrando que nós não estamos falando em voltar ao que era exatamente antes da pandemia. Nós não estamos falando de voltar 30, 35 alunos por sala de aula”, frisou o secretário de Educação, Rossieli Soares.
A reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. Para os anos finais dos ensinos fundamental e médio, o limite máximo é de 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.
O retorno deve ser feito dentro de uma programação escalonada e não é obrigatório. O governador frisou novamente que cabe a cada prefeitura decidir o momento certo de reabrir as escolas.
Em Sorocaba, um decreto municipal autorizou o funcionamento das escolas da rede estadual e particular e adiou para 2021 a volta presencial nas unidades municipais.
Segundo o governo, a decisão de começar pelo retorno de jovens e adultos é baseada no índice de evasão escolar. Em 125 municípios paulistas as aulas de reforço escolar e extracurriculares já começaram no dia 8 de setembro e tentam diminuir essa lacuna.
As aulas presenciais do ensino infantil e fundamental só devem voltar em 3 novembro.
Com informações do Portal R7
Edição – Alessandra Santos