Vigilância em Saúde alerta sobre a prevenção à dengue em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 26/10/2020
A coordenadora da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Sorocaba, Thais Buti, participou do Jornal das 5 desta segunda-feira (26). Ela destacou que a prevenção à dengue deve ser reforçada com o tempo mais quente.
O índice da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) está em 1,1%, que indica sinal de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade. O levantamento foi feito no mês de outubro. Sorocaba já soma 1.865 casos de dengue neste ano.
De acordo com a Zoonoses, a cada 100 imóveis trabalhados, 1,1 tinham larvas do mosquito. Os índices são classificados entre satisfatório (até 1%), alerta (acima de 1% até 3,9%) e risco (acima de 3,9%).
A área com a maior quantidade de larvas de Aedes aegypti foi a região Centro-Norte (Vila Angélica; Fiori; Maria do Carmo; Mineirão e Nova Sorocaba) com 2,33% (alerta) dos imóveis com larvas do mosquito. Em seguida, as regiões Centro-Sul, com 1,63% e Noroeste (1%) também encontram-se em alerta. As regiões Norte (0%), Sudeste (0,50%) e Sudoeste (0,99%), estão na categoria “satisfatório”.
Buti destacou que os sorocabanos vistoriem possíveis criadouros uma vez por semana em suas casas para diminuir a infestação pelos mosquitos Aedes aegipty e evitar uma epidemia da doença no próximo ano.
Ela explicou que durante a pandemia da Covid-19, o trabalho dos agentes da Zoonoses não parou, mas algumas mudanças foram feitas.
Ouça a entrevista!