Clube do Idoso deve retomar atividades em dezembro
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 06/11/2020
O Clube do Idoso, que suspendeu suas atividades em março deste ano, retornará a ofertar seus serviços para a população idosa no início de dezembro.
O local está passando por pequenas reformas que melhorarão o funcionamento, a infraestrutura do local e o atendimento à população, segundo a Prefeitura de Sorocaba.
Os atendimentos serão individuais e agendados, ou em pequenos grupos, resguardando todas as recomendações sanitárias. Com a retomada, os 1.626 idosos registrados poderão se beneficiar das ações ofertadas pelo Clube.
A retomada será feita gradualmente, uma vez que algumas atividades podem gerar aglomerações e, consequentemente, riscos para os idosos. Vale lembrar que o Clube do Idoso atende uma parcela da população considerada grupo de risco na pandemia do coronavírus e, por isso, suspendeu as atividades presenciais de março a setembro. Já as atividades virtuais sempre aconteceram.
Inaugurado em 06 de julho de 2007, o Clube traz há 13 anos atividades esportivas, culturais e assistenciais que propiciam o convívio e fortalecimento de vínculos, ressignificando a rotina dos idosos por meio da troca de saberes e cuidados. Atividades físicas, acolhida, convívio, clube de leitura, clube musical, sala de ‘cine bate-papo’, dança, qualidade de vida, orientações sobre direitos e videoaulas de Internet, WhatsApp e celular, são alguns dos serviços ofertados pelo Clube do Idoso.
Caso desejem participar de algum serviço ofertado virtualmente pelo Clube, os idosos podem entrar em contato por telefone, através do número 3233-9592. Na ligação são apresentadas as atividades disponíveis e, após a escolha, são inseridos em um grupo de WhatsApp, no qual são postados os links de acesso às oficinas.
Centro de Acolhimento
No período em que as atividades presenciais estavam suspensas, o Clube do Idoso funcionou como albergue para pessoas em situação de rua se protegerem da transmissão da Covid-19.
O Serviço de Obras Sociais (SOS) realizou os atendimentos e o local foi adaptado para acolher este público com serviços básicos, como alimentação, pernoite e higiene; além de garantir, ainda, o acompanhamento de saúde em relação à Covid-19.
Foram registrados mais de 12 mil atendimentos. Um centro de triagem também foi montado visando retardar a disseminação do vírus. Um total de 80 pessoas com sintomas de síndrome gripal foram isoladas e apenas um óbito foi registrado entre elas.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos