Eleitores relatam transtorno e confusão nas votações em Sorocaba
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 15/11/2020
A rapidez e agilidade necessária para manter a segurança sanitária dos eleitores em 2020 não está alcançada em algumas zonas eleitorais de Sorocaba. É o que relatam os ouvintes da Cruzeiro FM neste domingo (15).
Segundo eleitores das 137a. Zona Eleitoral, no Colégio Dom Aguirre algumas seções de votação foram modificadas e as informações que indicariam as novas seções não estão sendo encontradas com facilidade nem por munícipes e nem pela equipe de apoio eleitoral. O ouvinte Alberto Tadeu explicou que há algumas folhas “coladas nas paredes, porém (com informações) muito confusas”.
O mesmo problema também foi relatado por ouvintes eleitores da E.E. Senador Luiz Nogueira Martins, da mesma zona eleitoral. Segundo o ouvinte Reinaldo Ascencio, os dados de votação atualizados não estão acessíveis na escola e o apoio deu o prazo de 1 a 2 horas para fornecer as informações.
A falta de esclarecimento acabou causando aglomeração entre os eleitores que relataram a presença de muitos idosos na confusão que aconteceu durante o horário de prioridade (07h às 10h).
Uma alternativa para aliviar a demanda das equipes de apoio eleitoral e evitar aglomerações e demora é o aplicativo E-título. Por lá, o eleitor consegue ver à qualquer momento sua atual seção e possíveis alterações. O app também funciona como documento na hora da eleição.