Trump diz pela primeira vez que deixará Casa Branca, mas não reconhece derrota em eleições
Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/11/2020
O presidente americano, Donald Trump, disse pela primeira vez, durante coletiva com a imprensa na quinta-feira (26), que deixará a Casa Branca, mas não reconheceu a derrota para o democrata Joe Biden. O republicano continuou afirmando que houve fraude na eleição.
Questionado sobre a possibilidade de passar o cargo a seu sucessor, se o colégio de grandes eleitores confirmar a vitória de Biden no dia 14 de dezembro, Trump respondeu: “Claro. E vocês sabem disso”. Mas, “se eles (colégio eleitoral) confirmarem, estarão cometendo um grande erro”, insistiu. “Será muito duro aceitar. Houve uma fraude massiva”, completou o presidente americano, sem apresentar provas.
Foi a primeira vez que Trump falou com jornalistas após a eleição de 3 de novembro. Desde esta data, ele repete que houve fraude na votação e multiplica pedidos de ações judiciais para recontagem de votos em vários estados, todos rejeitados.
Durante a coletiva na quinta-feira, feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, Trump disse que a infraestrutura eleitoral no país era “como a de uma nação de terceiro mundo”.
Na quarta-feira (25), o presidente disse a seus apoiadores que deveriam “inverter” o resultado. Os democratas “roubaram”. “Foi uma eleição fraudulenta”, reiterou.
Em resposta, Biden, disse que “na América, nós temos eleições livres e justas, e respeitamos os resultados”. “Os habitantes e as leis deste país não aceitarão outra coisa”, declarou o presidente eleito em Wilmington, no estado de Delaware, onde passa o feriado.
Com informações da RFI.
Edição – Cibelle Freitas.